FLOR DA SEMANA

Os lírios são as flores do gênero Lilium L. da família Liliaceae, originárias do hemisfério norte com ocorrências na Europa, Ásia, América do Norte, e América do Sul. Mais da metade das espécies são encontradas na China e no Japão. As plantas atingem, normalmente, de 1,20 a 2 metros de altura. Várias espécies de lírios também recebem o nome de açucena.

A espécie Lilium candidum é comumente usada na Igreja católica como símbolo da Virgem Maria.

Na Igreja Católica, o lírio é símbolo da Virgem Maria. São Bernardo, no século XII, associa a Santíssima Virgem com a amada do Cântico dos Cânticos: “eu sou o lírio dos vales” (Ct 2, 1). O próprio personagem amado deste livro, que o cristianismo comumente aplica a Jesus Cristo e, em extensão, a Deus, também chama a Amada, lírio: “Como o lírio entre os espinheiros é minha amada entre as jovens” (Ct 2,2); ainda de acordo com São Bernardo, a Virgem Maria é “lírio de castidade inviolada”: A brancura da flor reflete a pureza daquela que é imaculada desde sua concepção, e as três pétalas simbolizam a tríplice virgindade da Mãe de Deus, antes, durante e após o parto. Por esta razão, abundam representações artísticas do lírio em obras da Anunciação. De acordo com Santa Gertrudes, o símbolo trinitário do lírio também reflete a ação tripla de Deus na “cheia de graça”: Maria é o lírio branco da Trindade, pois é filha do Pai, mãe do Filho, e esposa do Espírito Santo. Devido a esta revelação, católicos tradicionalistas invocam a Virgem Maria com a saudação: Salve Lírio Branco da Trindade, Rosa brilhante que embeleza o céu!

Na corrente de pensamento chinês Feng Shui, os lírios representam o verão e a fartura, e significam o amor eterno e também significam a pureza.

 

PRANCHA CONCEITUAL