FLOR DA SEMANA

Dahlia, nome comum dália, é um género botânico pertencente à família Asteraceae. É originária do México, onde é muito popular. Os índios daquela região foram os primeiros a cultivar dálias, ainda no período do império Asteca. Por volta do final do século XVIII, o diretor do Jardim Botânico de Madrid encantou-se com a flor, durante uma visita ao México. Foi o suficiente para que a dália atravessasse o oceano e chegasse à Europa, onde se adaptou ao clima temperado.

Foi o botânico sueco Anders Dahl, responsável pela expansão das dálias pela região nórdica da Europa, que inspirou o nome da flor. Os holandeses e os franceses foram os maiores incentivadores do cultivo e da produção de inúmeras espécies híbridas de dálias. Os imigrantes holandeses contribuíram para a propagação desta flor no Brasil. Hoje, entre naturais e híbridas, existem mais de 3 000 variedades, com uma diversificação de formas, cores tamanhos e adaptações a diferentes condições.

Significados das dálias

A dália representa reconhecimento, harmonia e gentileza.

No Japão, a dália branca é sinal de bom gosto e em muitos países ela é considerada como símbolo de união, comprometimento e esperança.

Seu significado também varia de acordo com as cores de suas inflorescências, por exemplo:

  • Amarela – União recíproca e amor correspondido;
  • Vermelha – Olhos abrasadores e paixão insinuante;
  • Rosa – Delicadeza e sutileza;
  • Roxa – Piedade.

Com relação à dália branca, conta-se que elas são símbolo de paz e felicidade, principalmente quando são dadas aos casais em comemoração ao aniversário de casamento, mas há quem diga ainda que ela significa crescimento e encanto.

PRANCHA CONCEITUAL

 

 

Fotos inspirações Pinterest e Google