FLOR DA SEMANA

O Crisântemo é uma planta tradicional asiática. O nome Crisântemo tem origem grega e significa “flor de ouro”.

Esta planta vem sendo cultivada há mais de 2.500 anos na China, estando entre as plantas nobres da China, as outras são o bambu, a ameixeira e a orquídea.

Os budistas levaram o Crisântemo da China para o Japão, no ano 400 d.C. Por ela se parecer com o Sol nascente, acabou se tornando um símbolo do Japão, inclusive o trono do imperador era conhecido como o “Trono do Crisântemo”.

Existe uma lenda japonesa que diz que uma única pétala da flor, colocada em uma taça com vinho, traz vida longa e saudável. O Crisântemo foi levado para o ocidente no século XVII.

Etimologia do nome

Quando a flor foi levada à Europa no século XVII, o botânico e taxinomista sueco, Carlos Lineu, a denominou com o nome Crisântemo, a partir das palavras gregas:

“chrysous”, que significa “dourado” (a cor da flor original) “anthemon”, que significa “flor”.

Características da planta

Existem mais de 100 espécies e mais de 800 variedades no mundo. Seu porte é herbáceo e geralmente de 1 metro. O Crisântemo dá flores o ano inteiro.

As flores do Crisântemo podem ser simples ou dobradas, de cores e formas muito diversas. A flor do Crisântemo é de estilo campestre, com aparência muito majestosa.

PRANCHA CONCEITUAL