FLOR DA SEMANA
Muito citada na literatura, esta flor tem um significado especial; representando o homem nos romances, enquanto a mulher é representada pela rosa. Antiquíssima, tem flores dobradas com as bordas recortadas, disponível nas cores branca, rosa, vermelha e amarela, com diversas tonalidades e mesclas. Tem grande importância como flor de corte, mas há muitas variedades para o jardim. Pode compor belos maciços e bordaduras. Como outras plantas melhoradas, o cravo tem um uma versão perene e uma anual.
Devem ser cultivados a pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil composto de terra de jardim e terra vegetal, drenável. Exige ainda regas regulares. Multiplica-se por estacas (cravos perenes) e sementes (cravos anuais).
O cravo é uma flor que tem a sua origem no continente asiático, mais especificamente do Extremo Oriente. O seu nome científico é dianthus caryophyllus. É uma flor exótica, muito mencionada na mitologia grega e na mitologia romana. Em Roma recebeu o nome de flor de Júpiter, porque tem características parecidas com o deus de mesmo nome, o que representa para a mitologia romana o mesmo que Zeus representa para a mitologia grega.
Conhecendo mais sobre o cravo
O cravo tem um aroma peculiar e delicado, por isso é uma das flores mais usadas na fabricação de incensos, óleos aromáticos e perfumes. De grande beleza e de cores muito variadas, a flor cravo apresenta pétalas em abundância e é também um excelente pesticida, pois seu perfume forte e característico não é tolerado pela maioria dos insetos. Então, já é uma dica para espantar insetos com a ajuda dessa flor. Trata-se de uma excelente opção para um repelente natural.
Como cultivar o cravo
O cravo é uma flor que deve ser cultivada em solo quente, adubado e não muito úmido. A reprodução do cravo acontece por meio de sementes, o que a torna uma flor de fácil cultivo. No entanto, o cravo também precisa de certos cuidados. Essa flor nos trópicos precisa ser cultivada em grandes altitudes. O clima da América do Sul favorece o cultivo de Cravos.
O cravo e sua simbologia
Por apresentar grande variedade de cores e grande significado mitológico, a flor cravo representa, na maioria das culturas mundiais, a boa sorte, ou seja, o dom de atrair bênçãos e vitórias. Não é por acaso que até hoje a flor cravo é usada como símbolo em bandeiras e festivais de muitos países, principalmente europeus. O cravo já teve seu nome relacionado a uma revolta histórica, a Revolução dos Cravos, em Portugal na década de 70 (setenta).
Dê cravos de presente
Você sabia que o cravo é uma das flores mais procuradas nas floriculturas nacionais? A demanda pelo cravo se dá principalmente no dia das mães pelo fato de trazer grande relação com a figura materna. Cada cor de cravo está associada a um sentido especial. O cravo branco homenageia as mães que já partiram e o vermelho é uma homenagem às mães que ainda estão neste mundo.
Flor cravo significado
Você conhece o significado da flor cravo? As flores não servem só para decorar e embelezar os ambientes. Elas também nos auxiliam a comunicar sentimentos de uma forma singela, poética e muito romântica.
Se você quer demonstrar amor, gratidão, respeito e admiração presenteando alguém com uma flor, dê um buquê de cravo. O rosa, demonstra carinho. Se sofrer uma desilusão amorosa, os cravos listrados representam esse sentimento. O cravo branco e o vermelho além de representarem amor ainda, simbolizam um sim a alguma proposta recebida, e os amarelos significam uma recusa, ou pedido de desculpas.
Não importa o motivo ou a cor da flor cravo que você escolher. Dar um cravo de presente faz a pessoa se sentir muito amada e querida. O seu perfume envolvente e sedutor e suas cores vibrantes alegram e aquecem o coração tanto de quem dá um cravo de presente, como de quem recebe também.
PRANCHA CONCEITUAL