FLOR DA SEMANA
A flor da semana não é bem uma flor e sim uma folhagem. Em muitos trabalhos de forma diferente eu uso essa folhagem.
Dracena. As dracenas conquistaram os jardins tropicais e hoje podemos encontrar muitas variedades, além da vermelha original. É um género botânico pertencente à família Asparagaceae. Todas apresentam no entanto folhas grandes, largas e com textura de couro e inflorescência terminal de baixa importância ornamental. Podemos encontrar dracenas vermelhas, arroxeadas, róseas, esbranquiçadas, verdes, variegadas, manchadas, cinza e listradas em diversas combinações.
Podem ser cultivadas isoladas em vasos e formando maciços, conjuntos e bordaduras no jardim, principalmente junto a muros. Devem ser cultivadas a pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil e rico em matéria orgânica. A dracena-vermelha tolera muito bem o frio e multiplica-se por estacas e mais raramente por sementes.
Dracena é o nome do gênero que têm, aproximadamente 60 espécies de plantas Dracenas diferentes. Apesar das particularidades de cada uma, a maioria delas se desenvolve muito bem em ambientes interiores porque precisam de pouca luz e tem cuidados fáceis.
As dracenas são conhecidas pela sua capacidade de purificar o ar, descontaminar e eliminar o cheiro de tabaco. Algumas delas estão relacionadas à sorte e boas vibrações, como é o caso da Dracena sanderiana, também conhecida como bambu da sorte.
Tipos de Dracena
Os tipos de dracena que podem ser plantadas em casa são:
- Dracena aletriformis;
- Dracena angustifolia;
- Dracena arbórea;
- Dracena bicolor;
- Dracena cincta;
- Dracena concinna;
- Dracena elliptica;
- Dracena deremensis;
- Dracena fragrans (pau d’água);
- Dracena goldieana;
- Dracena hookeriana;
- Dracena mannii;
- Dracena marginata (dracena tricolor);
- Dracena marmorata;
- Dracena massangeana;
- Dracena phrynioides;
- Dracena reflexa;
- Dracena sanderiana;
- Dracena surculosa;
- Dracena thalioides;
- Dracena umbraculifera.
As espécies acima podem tanto ser mantidas em vasos em ambientes internos quanto no solo em jardins.
Como cuidar de Dracena
A planta dracena não necessita de muitos cuidados, mas é possível tomar algumas precauções visando mantê-las com aspecto saudável. Veja abaixo algumas dicas:
- A dracena é planta de interior, sendo assim, ao colocá-la em ambientes externos, tome cuidado para evitar contato direito com o sol;
- Evite aguar demais sua planta para não apodrecer as raízes, quando se trata de dracena, menos é mais;
- Caso você tenha animais de estimação, mantenha-os longe das dracenas pois a planta pode ser tóxica aos animais caso ingerida;
- Se você for plantar uma dracena, é recomendado que se deixe as sementes por até 5 dias em água morna antes de realizar o plantio.
- Caso a planta for colocada em um vaso, escolha um de material poroso como a argila, materiais do tipo, ao contrário do plástico, permitem boa drenagem da água e evitam afogamentos.
Dracena: luz ideal e resistência ar condicionado
A quantidade de luz varia de acordo com o tom de verde das folhas, aliás, este é um fato curioso que funciona com quase todas as plantas, e quando digo quase todas é por que existem algumas raras exceções. Por exemplo, quando as pessoas dizem que roupa preta ou escura esquenta mais num dia ensolarado, por mais que pareça não fazer sentido, faz todo o sentido, quanto mais escura for a cor mais luz ela absorve por causa da sua baixa refração, logo, esquenta mais. Com as plantas funciona quase que da mesma forma, mas quanto mais escura for a folha, mais luz ela precisa pois mais difícil se torna a fotossíntese quando a luz não consegue penetrar com facilidade, como nas folhas mais claras.
De qualquer forma, essa foi só a explicação de um fato curioso, mas agora você já sabe, quanto mais escuras forem as folhas de mais luz ela precisa. Digo isso por que existem muitas espécies de Dracena e cada uma apresenta uma colocação diferente na folha, existem as mais escuras, as mais claras, tricolores, avermelhadas ou rosadas.
Mas independente da cor, a Dracena se adapta bem e até gosta de grandes quantidades de luz.
Temperatura ideal para para um Dracena
Não existem muitos segredos em como cultivar dracena. Os cuidados com a temperatura para a sua Dracena são descomplicados, a planta se desenvolve muito bem em ambientes quentes, com o ar seco ou não, preferindo por ar úmido. A dracenas suportam temperatura de até 10º, mas até onde sabemos a probabilidade de um ambiente doméstico chegar a 10º no Brasil é muito baixa, então a sua planta se desenvolverá bem com o clima natural.
Caso você more em uma local muito frio, tome o cuidado de deixas suas dracenas em locais onde bata sol mas não de forma direta.
Como regar dracena
A rega deve ser feita assim que a terra estiver seca, mas nem tão seca. Por mais que as Dracenas aguentem a negligência dos escritórios, se quiser ter uma planta não só bonita mas também saudável, convém fazer a rega adequada. Assim que se perceber a falta de umidade na terra, regue abundante e consistentemente, no entanto com um intervalo entre as regas suficiente para que a terra seque.
Vale a pena, quando for plantar ou transplantar, deixar aquela quantidade de “cacos”, podem ser de telhas ou pedras, com areia por cima antes da terra onde a planta vai ficar e crescer, eles ajudam muito na vazão da água, sua Dracena vai gostar.
Solo ideal para Dracena
Ainda que não seja uma planta exigente que requeira adubos especiais, as dracenas também precisam de nutrientes para crescerem bonitas e saudáveis. Utilize no solo das dracenas um adubo NPK 10-10-10 comum ou, caso lide bem com jardinagem, também é possível fazer o seu próprio adubo caseiro. Coloque em meio ao solo materiais volumosos como cascas de árvore ou pedras, materiais do tipo.