FLOR DA SEMANA
O Lisianthus é um dos tipos de flores ornamentais mais delicados e sofisticados que existem. Originárias das regiões desérticas dos Estados Unidos, como Arizona e Texas, vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Embora seja encontrado em ambientes mais secos, precisa estar próximo a rios ou solos ricos em água para apresentar um bom desenvolvimento.
Características dos lisianthus
O lisianthus se destaca pelo seu formato delicado, cores suaves e belo significado que carrega. O seu nome nada convencional deriva dos termos gregos lisos, que significa macio, e anthos, que significa flor. Tudo a ver com sua aparência, não é mesmo?
Na natureza, o lisianthus é encontrado nos tons de branco e roxo. Mas o desenvolvimento de espécies híbridas originou as espécies rosa, azul e lilás, incluindo as tonalidades mescladas.
Significado do lisianthus
Como dissemos, o lisianthus tem um significado muito bonito: está associado ao romance e à entrega amorosa. Isso justifica o fato de ser muito presente em decorações de casamento e buquês de noivas.
Cultivo de lisianthus
Cultivar lisianthus em vaso exige alguns cuidados. Para mantê-lo vistoso e saudável, o solo para o plantio deve ser profundo e rico em matéria orgânica. Opte pelas plantas mais jovens que tendem a se adaptar melhor ao local e ter um tempo de vida prolongado. Elas devem ser dispostas em um ambiente bem iluminado.
Conforme as flores forem crescendo, será necessário replantá-las em um vaso compatível com seu porte. Nesse processo, tenha cuidado com o caule. Essa parte da planta é muito frágil e pode ser danificado devido a movimentos brutos.
As regas devem ser feitas por meio de gotejamentos. O excesso de água pode deixar as folhas amareladas e facilitar a proliferação de algas que prejudicam o desenvolvimento da planta.
Geralmente, as flores surgem nos meses mais quentes do ano, de outubro a março. Se perceber que elas não estão florescendo, adube a planta com pequenas quantidades de composto à base de nitrato de cálcio.